ESPÍRITO SANTO

João 14, 15-21
Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele. (Bíblia Ave-Maria)

Amar Jesus e guardar os seus mandamentos era o suficiente para Jesus rogar ao Pai para Ele enviar o Paráclito. O mundo não conhece Jesus, por isso não pode receber o Espírito Santo, essa promessa acontece somente para aqueles que conhecendo Jesus, guarda com amor os seus mandamentos.
Vamos recordar os dez mandamentos?
1° Amar a Deus sobre todas as coisas (Ex 20,2-5)
2° Não tomar seu Santo Nome em vão (Ex 20,7)
3° Guardar domingos e festas de guarda (Ex 20,8-11)
4° Honrar pai e mãe (Ex 20,12)
5° Não matar (Ex 20,13)
6° Não pecar contra a castidade (Ex 20,14)
7° Não roubar (Ex 20,15)
8° Não levantar falso testemunho (EX 20,16)
9° Não desejar a mulher do próximo (Ex 20,17)
10° Não cobiçar as coisas alheias (Ex 20,17)
Esses são os mandamentos que Deus Pai entregou a Moisés no monte Sinai. Jesus nos deu o mandamento do amor: “Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.” (João 13, 34) A ausência de Jesus se compara a falta de um pai, isso explica o sentimento de orfandade que os discípulos estavam experimentando. Ele sabia que Maria poderia suprir com seu amor, a carência dos discípulos na sua ausência, até o Pai enviar o Espírito Santo. Ela experimentou a força do Altíssimo no Espírito Santo quando concebeu Jesus nosso Senhor. Jesus viveu por trinta anos com Maria, Ele conhecia a capacidade daquela mãe amorosa por isso confiou o discípulo que Ele amava (João), todos os outros e nós também. “Mulher, eis ai teu filho.” (João 19, 26) Maria tem um papel importante na vida da Igreja, amparar como filho, os discípulos de Jesus, por ela Deus enviou o seu Filho unigênito, com ela aguardamos perseverantes na oração, a promessa do Espírito Santo. Por amor, Deus nos deu o seu Filho, Jesus por amor nos deu a sua mãe. “Deus é amor” (I João 4,8) A predilecção que Jesus tem por nós, apesar de toda a nossa indignidade, esta na figura de sua mãe que nos acolhe como filho. Ele nos deu sua mãe para começarmos com ela, exercitar o mandamento do amor, tudo foi planejado para que não ficássemos órfãos.

Oremos:
Maria ensina-nos a orar, precisamos, queremos receber a grande promessa de Jesus o Espírito de amor, o Espírito Santo. Amém!

Augusto de Santa Maria CFG
Share on Google Plus

About O que é esse blog?

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário