A MULHER CANANÉIA

Mateus 15, 21-28
Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. E eis que uma mulher Cananéia, originária daquela terra, gritava: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio.” Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: “Despede-a, ela nos persegue com seus gritos.” Jesus respondeu-lhes: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: “Senhor, ajuda-me!” Jesus respondeu-lhe: “Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos.” – Certamente, Senhor, replicou-lhe ela; mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos...”. Disse-lhe, então, Jesus: “Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas.” E na mesma hora sua filha ficou curada. (Bíblia Ave-Maria) 


Você já ouviu falar da noite escura da alma? Conforme São João da Cruz, é quando pedimos, clamamos a Deus e não somos atendidos, parecendo até que Deus nos abandonou, um verdadeiro deserto. Esse evangelho mostra uma mulher Cananéia que clama gritando pela intervenção de Jesus na vida de sua filha que esta sendo atormentada por um demônio. Os discípulos sentem-se incomodados com os gritos daquela mulher, Jesus por sua vez a ignora e a despreza. Essa mulher nos ensina como vencer o silencio de Jesus quando pedimos e não somos atendidos. Adoração, perseverança e confiança, foi essa a estratégia encontrada no desespero que a mulher Cananéia usou para conseguir a libertação da sua filha do poder do demônio. Somos tentados a largar tudo e voltar atrás, quando a cruz começa a pesar, quando tudo começa a fugir do nosso controle, queremos um “Jesus servo” que atenda prontamente o nosso clamor, invertemos a nossa relação passando de servos para senhores. Exigimos a obediência de um gênio da lâmpada que nos atenda os nossos caprichos. A fé verdadeira é provada na noite escura da alma, ou seja, na humilhação, derrota, fracasso, desprezo e esquecimento. Quando perseveramos adorando com confiança o Senhor nas situações adversas conseguimos ser atendidos como a mulher Cananéia. “Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas.” (Mateus 15, 28) Na cruz Jesus experimentou a ausência de Deus: “Meus Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27, 46) Se Jesus sentiu o abandono de Deus naquele momento difícil, nos também sentimos, na hora da dificuldade gritamos chorando o abandono de Deus. Nesse momento muitas pessoas estão chorando, gritando como a mulher Cananéia, muitas pessoas como ela estão recebendo a graça. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. (São Tiago 4, 10)

Oremos:
Jesus atendei-nos sem demora nos momentos de aflição, pois sou fraco e pecador. Amém!

Augusto de Santa Maria CFG
Share on Google Plus

About O que é esse blog?

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário