SUPERAR, AMAR ATÉ A PERFEIÇÃO

Mateus 5, 38-48

Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado. Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. (Bíblia Ave-Maria)

Que Palavra difícil? É muito mais fácil devolver na mesma moeda, ou seja, “Olho por olho, dente por dente”, pensa bem, oferecer a outra face quando o nosso sentimento é de quebrar a cara do outro, isso é uma grande violência interior que supera o nosso entendimento. Superar os limites da nossa natureza, converter os inimigos em amigos através do amor, da oração e como não bastasse Jesus nos pede para sermos perfeitos como o Pai do céu, isso não é demais? Mas é exatamente isso que Jesus esta nos pedindo, superar, amar até a perfeição, resgatar a semelhança dos filhos de Deus que perdemos com o pecado original. Quero falar de uma flor que pode nos ajudar a entender essa leitura do evangelho: Todo mundo gosta de rosas, pois essa linda flor com seu perfume, cores e pétalas delicadas é um presente que representa o amor, por isso as mulheres adoram ser presenteadas com um lindo buque de rosas. Cuidado com essa flor porque ela é muito sensível ao toque e devemos tratá-la com delicadeza, pois as suas pétalas caem com facilidade, mas ela não é só fragilidade, com seus espinhos ela pode nos ferir. As pessoas são lindas como as rosas, mas também tem espinhos, com delicadeza sentiremos o perfume do amor e evitamos os espinhos. A violência gera violência, mas o amor gera amor que nos leva a perfeição dos filhos de Deus todo poderoso. Não importa o conseguir, mas o não desistir de tentar sempre.

Oremos:

Senhor envia o teu Santo Espírito em auxilio de nossa fraqueza e nos converta em filhos santos de Deus Pai. Amém!

Augusto de Santa Maria CFG
Share on Google Plus

About O que é esse blog?

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário