PURIFICAÇÃO DO TEMPLO

Evangelho de João 2, 13-25
13 Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas. 15 Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. 16 Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes. 17 Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10). 18 Perguntaram-lhe os judeus: Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo? 19 Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias. 20 Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?! 21 Mas ele falava do templo do seu corpo. 22 Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus. 23 Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, à vista dos milagres que fazia. 24 Mas Jesus mesmo não se fiava neles, porque os conhecia a todos. 25 Ele não necessitava que alguém desse testemunho de nenhum homem, pois ele bem sabia o que havia no homem. Palavra de Salvação. 
Esta cena mostra Jesus lutando contra o pecado que destrói seu templo. Os nossos atos exteriores, expressa o que temos no interior, quando Jesus expulsa os negociantes do templo, esta também expulsando a origem do mal que corrompeu os corações. O templo sagrado estava tomado pelo homem, que viu ali uma grande oportunidade de transformá-lo num negócio. Por isso haviam transformado aquele lugar em comércio sujando com interesses mundanos o templo santo do Senhor. Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias. (Jo 2,19) Construíram aquele templo em quarenta e seis anos, podemos fazer um paralelo com a nossa vida, pois Jesus estava falando do seu corpo como templo. Não sabeis que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós... Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado e isto sois vós. (1Cor 3, 16-17) Somos templo em construção ou finalizado? Seja qual for a fase em que estamos, somos templo do Espírito Santo, morada de Deus. Jesus aceita o pecador, mas abomina o pecado, isso explica a sua reação diante do que encontrou no templo, totalmente tomado pelo pecado que destrói o que é sagrado. A quaresma é um tempo favorável para a nossa purificação, vamos jogar fora tudo que ofende o coração de Jesus, que Ele encontre a sua morada (templo) livre do pecado.
Oremos ao Senhor, confessemos as nossas culpas, contamos com a sua misericórdia e aguardamos a generosidade do seu perdão. Amém!
Obs. Todo Católico deve confessar os seus pecados com um sacerdote.

Augusto de Santa Maria CFG
Share on Google Plus

About O que é esse blog?

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário