CRER SEM TER VISTO


Evangelho de São João 20,19-31
19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco! 20 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. 21 Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. 22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. 24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! 26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! 27 Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. 28 Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! 29 Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto! 30 Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. 31 Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. Palavra da Salvação.


Apesar do medo os discípulos estavam reunidos, Jesus se faz presente onde dois ou três estiverem reunidos em seu nome. Foi assim que ocorreu essa aparição de Jesus, mas Tomé não estava presente e perdeu a oportunidade de ver o Senhor. Quando estamos reunidos em comunidade em nome de Jesus, Ele estará no meio de nós, essa é uma graça que muitos perdem por não ir aos domingos na Santa missa, onde podemos ver, tocar e senti-lo na hóstia Santa. Quem fica longe da comunidade longe estará de Jesus, como uma brasa retirada do braseiro, esfria e logo se apaga, enquanto a que permanece no braseiro ficará sempre mais quente e acesa. Tomé era uma brasa fria e sem luz por isso agia como um cego que precisa tocar para sentir as chagas de Cristo. Iluminados pela fé pode-se ver o Senhor ressuscitado, sem ela ficamos com uma vaga imagem do crucificado. Essa realidade acontece com muitos cristãos que acha que sozinho podem viver a sua fé, mas na verdade o tempo se encarrega de roubar esse precioso dom do Espírito Santo. A fé esta acima dos sentidos, com a fé alcançamos a felicidade dos que crêem sem ter visto.
Oremos ao Senhor pedindo, uma fé viva que ilumine os nossos caminhos, que afaste do nosso coração a duvida que mata a nossa fé em Jesus Cristo. Amém!

Augusto de Santa Maria

Share on Google Plus

About O que é esse blog?

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário